09.03.2020

CFP informa que o Conselho Nacional de Educação (CNE) expediu parecer que aprova as DCNs para a Psicologia


Aconteceu, no dia 07 de Novembro de 2019, em Brasília, na sede do CNE, Audiência Pública do CNE sobre as DCNs da Psicologia, contando com ampla participação de representantes do CFP, CRPs e Entidades do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB). O Conselho Federal de Psicologia (CFP), em parceria com outras entidades nacionais da Psicologia, vem atuando junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE) na elaboração das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os Cursos de Graduação em Psicologia.

O CFP elaborou, posteriormente, documento que consolidou e sistematizou as contribuições que foram apresentadas pelo CFP, CRPs e demais entidades da Psicologia parceiras durante a Audiência. O documento, contando com as assinaturas dessas instituições, foi encaminhado à relatora das DCNs, conforme orientações do próprio CNE.

Após suas reuniões ordinárias de Dezembro de 2019, o CNE expediu o Parecer CNE/CES Nº 1071/2019, que aprova a "Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Psicologia e o estabelecimento de normas para o Projeto Pedagógico Complementar (PPC) para a Formação de Professores de Psicologia".

O referido Parecer foi encaminhado pelo CNE ao Ministério da Educação (MEC) para homologação pelo Ministro.

O texto contém avanços e é o resultado dos esforços coletivos e continuados, ao longo dos últimos anos, de Entidades Nacionais da Psicologia, do CFP, dos CRPs e de toda categoria. Conseguimos incluir as principais defesas sobre: princípios, formação presencial, carga horária, tempo de integralização, estágios, competências e outros itens.

Seguimos monitorando a sequência dos trabalhos junto ao MEC, na medida em que o processo de revisão das Diretrizes Curriculares aproxima-se de seu fim.

CLIQUE AQUI E ACESSE O PARECER NA ÍNTEGRA.


Fonte: CFP.