20.11.2019

CRP11 promove ENCONTRO CARIRIENSE DE PSICOLOGIA com o tema “Racismo, sofrimento psíquico e subjetividade: o papel da psicologia”


O Conselho Regional de Psicologia 11ª Região promove, no dia 27 de novembro de 2019, em Juazeiro do Norte, o Encontro Caririense de Psicologia, em parceria com o Centro Universitário Unileão, Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) (ANPSINEP) e Faculdade Paraíso, e traz como tema nesta edição “Racismo, sofrimento psíquico e subjetividade: o papel da psicologia”. Trata-se de um evento periódico que acontece na Região Cariri como forma de descentralizar as ações do CRP e favorecer a categoria reflexões sobre a prática profissional além de capacitar e orientar em temas pertinentes a intervenções da(o) psicóloga(o). 

Enquanto orientação do Conselho Federal de Psicologia é lançada em 14 de novembro de 2018, a campanha “Todo racismo é uma forma de violência”, embasada na proposição de que profissionais da Psicologia devem atuar de acordo com os princípios éticos da profissão e devem contribuir para reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo.

No sentido de discutir racismo, vem ao encontro de necessidades atuais, pois ele é causa de sofrimento psíquico específico que muitas vezes passa camuflado no olhar clínico da(o) profissional de psicologia, haja vista o racismo ser naturalizado e escondido por traz de uma suposta democracia racial, terminando, na maioria das vezes, por não fazer parte da formação em psicologia de um modo efetivo. Como também, autoras(es) e pesquisadoras(es) negras(os) deixam de ser vistos nas formações na graduação e após ela, deixando visibilizada uma gama de conhecimentos importantes na atuação.

Assim sendo, a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia 11ª Região realizará no dia 27 de novembro de 2019 em Juazeiro do Norte-CE o ENCONTRO CARIRIENSE DE PSICOLOGIA “Racismo, sofrimento psíquico e subjetividade: o papel da psicologia”.

Data: 27/11/2019
Local: EEEP Raimundo Saraiva Coelho. R. Paulo Maia, s/n - São José, Juazeiro do Norte - CE, 
Horário: das 8h00 às 17h30
Vagas limitadas: 100 participantes.

INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS AQUI

PROGRAMAÇÃO
8h30: Mesa de boas-vindas:
Composição da mesa com autoridades locais, coordenações de curso de psicologia no CARIRI e representantes do CRP-11
 9h20: Mesa temática 1:  Profissionais de psicologia no Cariri: caracterização, condições de trabalho e interfaces com o racismo estrutural
Palestrante: Nágela Natasha Lopes Evangelista. CRP: 11/06882. Presidente do Conselho Regional de Psicologia
Debatedora: Moema Alves Macêdo. CRP: 11/06760. Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Psicologia. Coordenadora de ensino e pesquisa do Núcleo de Educação para a Promoção da Igualdade Racial – NEPIR/SEDEST
10h: intervalo
10h20: Conferência 1:  Racismo, sofrimento psíquico e subjetividade: o papel da psicologia
Palestrante: Gioconda de Sousa Silva Lima. CRP: 02/15423.
12h30 – intervalo para almoço
13h30: Mesa Temática 2: A ANPSINEP e o núcleo Cariri: aquilombar na construção de espaços de representatividade negra na psicologia
Palestrante 1: Gioconda de Sousa Silva Lima. CRP: 02/15423. Representante ANPSINEP
Palestrante 2: Francyelly da Silva Felix. CRP: 11/10367 – Representante ANPSINEP – núcleo Cariri
Mediadora: Amanda Antero - Representante ANPSINEP – núcleo Cariri
15h: Vivência: Atravessamentos do Racismo no cotidiano da psicóloga (o): Intervenções, Práticas e experiências vividas.
Facilitadores: representantes da ANPSINEP
17h30 - Encerramento