20.05.2019

CFP realiza I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS


O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os Conselhos Regionais realizam a I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entre os meses de junho e julho de 2019, nas cinco regionais do país, culminando no encontro nacional no dia 19 de julho de 2019, em Brasília. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 29 de março e as inscrições gratuitas estão abertas até dia 18 de junho de 2019.

Entre os objetivos do evento estão o compartilhamento, a reflexão e a construção de experiências, saberes e práticas sobre a presença da Psicologia na Política Pública de Assistência Social. A I Mostra Nacional Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social será realizada por meio de seis eixos: EIXO I: Rede e intersetorialidade; EIXO II: Identidades, saberes e territórios; EIXO III: Práticas coletivas e processos grupais; EIXO IV: Processos de trabalho e interdisciplinaridade; EIXO V: Participação, construção do protagonismo e controle social e EIXO VI: Descriminalização da pobreza e combate ao preconceito.

As submissões de trabalho ocorrerão apenas nas etapas regionais. Salvador irá receber a etapa regional Nordeste nos dias 17 e 18 de junho de 2019, com o tema "Saberes e práticas no SUAS: Inovação e resistência em tempos de retrocessos". Na etapa Nordeste, aqueles que desejarem realizar submissão, deverão faze-lo até dia 23 de maio de 2019. Poderão ser submetidas propostas nas seguintes modalidades: Relato de experiência e Relato de pesquisa. Cada proponente poderá ser autora (or) principal em no máximo 02 propostas.

Etapa Nordeste:

Inscrições de trabalhos: 08/04 até 23/05/19

Divulgação do resultado preliminar: 31/05/19

Recebimento de recursos: 03 e 04/06/19

Divulgação do resultado final (após recursos): 07/06/19

Realização do evento: 17 e 18/06/19


As propostas devem ser de experiências de atuação ou pesquisa, de psicólogas(os) na Política de Assistência Social, ainda que em atuações interdisciplinares e/ou intersetoriais. Portanto, mesmo que haja proponentes de outras áreas profissionais ou de outras políticas públicas, nas propostas submetidas, pelo menos uma(um) deve ser psicóloga(o) e atuar na assistência social, e é partir desta ótica que o trabalho deve ser escrito.

Para informações sobre o evento leia o Edital da I Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS.

INSCREVA-SE AQUI NA ETAPA NORDESTE.