08.01.2019

CRP-11 recebe propostas para compor o 10º Congresso Nacional de Psicologia até dia 30 de janeiro


O 10º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), acontecerá em Brasília entre 30 de maio a 2 de junho de 2019. O CNP é precedido de eventos preparatórios, pré-congressos e, principalmente, do Congresso Regional da Psicologia (COREP), que em Fortaleza-CE acontecerá nos dias 06 e 07 de abril de 2019. Ao longo de todo esse processo, as psicólogas(os) deliberam sobre as propostas que devem orientar a gestão dos CRPs e do CFP.

Por isso, o CRP-11 convida as psicólogas(os) de nosso estado a participar da fase preparatória e contribuir com propostas para o COREP.

SUBMETA UMA PROPOSTA CLICANDO AQUI

 Realização prevista de pré-congressos, organizados conforme áreas geográficas e cronograma abaixo, garantindo ampla participação das psicólogas(os):

a)      Juazeiro do Norte: 02 de fevereiro de 2019.

b)      Quixadá: 09 de fevereiro de 2019.

c)       Sobral: 16 de fevereiro de 2019.

d)      Fortaleza: 23 de fevereiro de 2019 e 09 de março de 2019.


Sob o tema O (im)pertinente compromisso social da Psicologia na resistência ao Estado de exceção e nas redes de relações políticas, econômicas sociais e culturais, os objetivos do CNP são:

 

1.        Promover a organização e a mobilização das psicólogas(os)  do país, possibilitando a definição da contribuição do Sistema Conselhos para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão;
 

2.        Definir políticas nacionais referentes ao tema do 10º CNP a serem implementadas e/ou reguladas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, de setembro de 2019 a setembro de 2022 para os Conselhos Regionais de Psicologia e de janeiro de 2020 a janeiro de 2022 para o Conselho Federal de Psicologia;
 

3.        Garantir o espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao mandato do Conselho Federal de Psicologia, na gestão 2020 a 2022;
 

4.        Garantir a participação direta das psicólogas(os) no processo de deliberação acerca das ações a serem desenvolvidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, favorecendo e valorizando seu protagonismo e auto-organização em relação às etapas que precedem o CNP - Congresso Nacional de Psicologia e os COREPs - Congressos Regionais de Psicologia.

 Os eixos de discussão são:

·       1º:  Organização democrática e representativa do Sistema Conselhos

·       2º: O diálogo da Psicologia com a sociedade brasileira e suas relações com a democracia e direitos humanos

·       3º: Do Exercício Profissional


As propostas debatidas e elaboradas, são votadas nos pré-congressos regionais de Psicologia em cada estado, fase em que psicólogas(os) também podem se candidatar a delegadas(os) para o Congresso Regional de Psicologia (COREP).

As propostas votadas e aprovadas nos pré-congressos são encaminhadas para o COREP, onde serão votadas pelas(os) delegadas(os) eleitas(os) na etapa anterior. No COREP, será eleita a delegação que representará o Ceará no Congresso Nacional da Psicologia, em junho.

No CNP, as delegações estaduais votam as propostas aprovadas nos COREPs. O conjunto de propostas finalmente aprovadas é então compilado em um Caderno de Deliberações que servirá de diretriz política para a atuação do Sistema Conselhos no próximo triênio.
 

LINK DE ACESSO AO REGULAMENTO DO 10º COREP

SUBMETA UMA PROPOSTA CLICANDO AQUI