16.04.2018

Acontece nesta quinta (19) o primeiro encontro dos Seminários Locais de Psicologia e Políticas Públicas


O Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas é uma realização do CREPOP via Conselho Federal de Psicologia e tem uma trajetória de oito edições, realizadas a cada dois anos. Os seminários preparatórios serão descentralizado nas regiões, tendo o encontro regional do Nordeste em Piauí. No Ceará, o evento ocorre em 4 cidades, sendo a primeira Sobral, no dia 19/4, às 8h,  no Auditório da Faculdade Luciano Feijão.

Em 2018 o CFP irá realizar, em parceria com CRPs, um amplo debate com a categoria sobre a conjuntura política brasileira, o cenário de desmonte das políticas públicas, as consequências para as/os trabalhadoras/es e para a sociedade, além de propor a organização da categoria contra o desmonte das políticas públicas. 
Ao invés de lançar um evento único, centralizado em uma cidade, o CFP optou por realizar seminários itinerantes, de forma descentralizada, com debates correlacionados e complementares, com a presença de grandes nomes da Psicologia e de outras áreas de conhecimento.

Os debates proporão uma leitura da conjuntura política brasileira, relacionando-a com a atuação de psicólogas/os, que, de forma provocativa, pretende mobilizar os participantes para discutir a conjuntura regional e propor uma agenda de ações para o enfrentamento ao desmonte das políticas públicas. 
Assim, trata-se de um evento nacional, realizado em etapas regionais – dando mais importância e potência aos eventos regionais, entendendo que são nos territórios que ocorrem à execução das políticas e neles estão as potencialidades para construção de estratégias de enfrentamento ao desmonte. 

Os Seminários serão presenciais e também transmitidos ao vivo via internet e terão interatividade com a categoria. As inscrições para os eventos podem ser realizadas pelo site. 
O CRP-11 participará da organização do Seminário Regional Nordeste que acontecerá nos dias 19 e 20 de julho em Teresina – Piauí. O tema do evento é Seguridade Social e Processos de subjetivação em tempos de crise e desmonte das políticas públicas. Como eventos preparatórios para o Seminário Regional o CRP-11 irá realizar seminários Locais de Políticas Públicas nas regiões do estado (Fortaleza, Juazeiro, Sobral, Quixadá).

De modo a propor a organização da categoria contra o desmonte das políticas públicas o CRP-11 propõe os seminários preparatórios para o Seminário Regional Psicologia e Políticas Públicas.
Os eventos preparatórios buscam realizar um amplo debate com a categoria sobre a conjuntura estadual articulada ao contexto nacional além de forma de organização da categoria contra o desmonte das políticas públicas.

Em abril ocorrerão dois seminários preparatórios: