18.05.2017

CRP-11 participa de cerimônia de posse da nova gestão do CRESS


O Conselho Regional de Psicologia 11ª Região / CRP 11, por meio de seu presidente, Diego Mendonça Viana, participou da cerimônia que conferiu posse à nova gestão do Conselho Regional de Serviço Social – 3ª Região / Ceará. O cerimonial ocorreu na última terça-feira, 16 de maio, durante o “Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social 2017”, oficializando, assim, o início do triênio 2017-2020.

 

Desafios

 

Sob o signo de “Nossa voz na rua vem pra lutar”, a nova gestão do CRESS/Ceará vem conectada aos desafios colocados pela atual conjuntura política brasileira, em um contexto de sucessivos e fortes ataques aos direitos conquistados, além do aprofundamento da precarização das condições de vida dos/as trabalhadores/as. A importância da mobilização e da unidade, dentro e fora da categoria, foram também destacados durante a cerimônia.

 

Para a nova presidente, Leiriane de Araújo Silva, as medidas impostas pelo atual governo atingem duplamente os/as profissionais de Serviço Social, tanto porque fazem parte da classe trabalhadora como um todo, mas, mais especificamente, porque são os responsáveis por operacionalizar as políticas sociais públicas. “Nesse momento em que se tem uma retração do Estado e dos direitos sociais, a população usuária desses serviços fica em uma situação de empobrecimento e de um nível de desigualdade ainda maiores”, destaca.

 

Processo

 

O processo que agora culmina na posse da nova gestão para o CRESS/Ceará contou com mais de dois meses de campanha e envolveu duas chapas, em um processo rico de debate e participação da categoria. Ao todo, foram contabilizados 802 votos válidos (646 na chapa “Nossa voz na rua vem pra lutar”; 122 na chapa “Na luta, na busca de bordar novas quimeras”; 22 brancos; e 21 nulos). Dentre as principais bandeiras destacadas pelo grupo eleito estão: a interiorização das ações e a formação profissional da categoria.

 

Unidade

 

Para além da unidade na base das/dos profissionais de Serviço Social, está também a importância sobre fortalecer parcerias com outras entidades atuantes na luta por direitos. Para o presidente do CRP 11, Diego Mendonça Viana, a participação na cerimônia de posse da nova gestão do CRESS/Ceará serve também para celebrar uma história de articulação conjunta para defesa dos interesses das duas categorias e da sociedade de maneira geral. Na ocasião, a pauta da dignidade social e do trabalho foi destacada como fundamental para essa articulação.

 

Mendonça também destacou como bandeiras comuns ao CRP e ao CRESS a defesa do que já fora conquistado, como os direitos previdenciários, os direitos da política de saúde e os direitos da política de assistência social. “Em nome do CRP desejo boas energias para essa nova gestão do CRES que se inicia e afirmo que nosso Conselho está à disposição para se articular, para que possamos somar forças, conhecimentos, e muita luta para a defesa das duas categorias e da sociedade”, afirmou.

 

O seminário

 

A cerimônia de posse da nova gestão do CRESS/Ceará ocorreu durante o “Seminário Comemorativo ao Dia do/a Assistente Social 2017”, realizado nos dias 15 e 16 de maio, no Hotel Óasis Atlântico, em Fortaleza. Sob o tema “Na luta de classes não há empate”, a campanha destaca o compromisso da categoria em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais, fazendo um chamado à resistência e à mobilização para a garantia de direitos já conquistados.

 

Outras informações:

 

www.cress-ce.org.br